terça-feira, maio 03, 2011

T.P.M








Olá meninas....acho que serão úteis essas dicas..achei no blog da Ly Mello matéria do ano passado mas super atual.



Você já experimentou uma sensação de que tudo está horrível,antes da menstruação? Muitas mulheres que apresentam TPM também relatam ter sentido isto. A Tensão Pré-menstrual (TPM) trata-se de uma desordem disfórica pré-menstrual, que pode atingir até 75% das mulheres. Atualmente se acredita que a função fisiológica dos ovários seja o causador da síndrome por alterar a atividade da serotonina ( Substância neurotransmissora). Entretanto, apenas uma menor parte apresentam sintomas, extremamente, intensos como:

1 - depressão,desesperança,auto-depreciação
2 - ganho de peso ou sensação de inchaço
3 - cefaléia ( dores de cabeça)
4 - irritabilidade importante o que pode determinar conflitos interpessoais.
5 - alteração do apetite
6 - sensação de perda do controle
7 - dores musculares
8 - distúrbios do sono
9 - dor nas mamas com sensação de inchaço
10 - cansaço, fadiga, queda de energia
11 - excitabilidade, irritabilidade.

TRATAMENTO: 

deve ser realizado controle objetivo do ciclo menstrual por um período mínimo de 2 ciclos. Algumas outras patologias devem ser afastadas tais como: alterações endócrinas (hiper ou hipo-tireoidismo), perimenopausa,enxaqueca,síndrome de fadiga crônica,síndrome do intestino irritável e até mesmo alterações psiquiátricas que podem ser exacerbadas com o período menstrual como a depressão. Alguns exames deverão ser solicitados durante uma avaliação ginecológica cuidadosa, com acurado exame físico. É importante que se procure diferenciar TPM de distúrbio disfórico pré-menstrual (DDPM). Sob supervisão e orientação médica muitos medicamentos podem ser utilizados como:progesterona, espironolactona, vitamina B6 e E, aumento da ingestão de Cálcio e Magnésio. Alguns anti-depressivos também podem ser empregados sob orientação médica.

MEDIDAS PREVENTIVAS:

1 - redução da ingestão de gordura, sal, açúcar e cafeína.
2 - dieta rica em calcio e magnésio.
3 - reduzir bebidas alcoólicas.
4 - não fumar.
5 - exercícios físicos regulares.
6 - tentar diminuir o stress.




Créditos Dr. Jorge Luiz Gonçalves Andrade











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